quarta-feira, 27 de abril de 2016

LINGUAGEM MATEMÁTICA

1) Passe para a linguagem algébrica das palavras:
a) 4 subtraído do quíntuplo de um número.
b) A terça parte de um número.
c) João andou, hoje, 5 km a mais do que o seu habitual.
d) A idade de Roberto é o sêxtuplo da de Marcos acrescido de 3.
e) O sucessor de um número.

2) Represente na linguagem figurada:
a) Um número mais três.
b) Um número menos quatro.
c) O antecessor de um número.
d) O consecutivo par de um número (também par).
e) Três números consecutivos.
f) A minha idade, há seis anos.

3) Represente com a simbologia de Viète:
a) Um número acrescido de cinco.
b) A quinta parte de um número.
c) O dobro do cubo de um número.
d) O quadrado de um número somado ao seu triplo.

4) Passe para a linguagem simbólica:
a) Um número que pertence ao conjunto dos números naturais tal que é maior que 9 e menor ou igual a 11.
b) Um número que pertence ao conjunto dos números inteiros tal que é maior que ­5 e menor que 1.
c) Um número que pertence ao conjunto dos números racionais tal que é maior que ­1 e menor ou igual a 5.
d) Um número que pertence ao conjunto dos números reais tal que é maior ou igual a ­9 e menor ou igual a 0,3.
e) As idades de João, Cláudia e Rogério estão na seguinte ordem: João é nove vezes mais velho que Rogério; e Cláudia tem um ano a menos que João; indique a soma de suas idades.
f) Eugênio precisa cortar um sarrafo em três pedaços de forma que o segundo seja o dobro do primeiro e o terceiro tenha 20 cm há mais que o segundo; escreva o comprimento do sarrafo.
g) Escreva a soma de três números consecutivos.
h) As idades de Isabel, Wagner e Gil são números ímpares consecutivos. Escreva a soma do dobro da idade de Wagner com o triplo da idade de Gil da qual é subtraído o quádruplo da idade de Isabel.


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